Páginas

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

RESORT VILA COTIJUBA

Escritor Paulo Barsano compra 100% das quotas sociais de empreendimento hoteleiro (Pousada Triângulo) em ilha paradisíaca no Pará.
Pousada adquirida do casal de nativos (Sr. Ruy Pena e Sra. Maria Seara), localizada na rua Praia do Farol, 78, centro, Ilha de Cotijuba, próximo a Belém do Pará (portal da Amazônia).
A aquisição da propriedade destina-se a construção do "RESORT VILA COTIJUBA - Seu lazer na melhor praia de água doce!" Um empreendimento inovador, ecológico e sustentável, constituído basicamente a partir de madeira rústica, produtos reciclados, areia branca e palha dourada por todos os lados. Um sonho antigo do autor!

Toda negociação foi registrada no cartório do Conduru (Belém-PA) e o valor da operação não foi informado.

Logo do RESORT Vila Cotijuba.

Sobre a Ilha de Cotijuba:

A Ilha de Cotijuba é um paraíso natural, de clima favorável, cheia de mitos e mistérios, com belas praias de água doce e árvores frutíferas por todos os lados. Seus 15 quilômetros de praias são banhados pelas Baías do Marajó e do Guajará, o que atribui a cada balneário características próprias que encantam os turistas.
Mapa da Ilha de Cotijuba.
Os índios Tupinambás foram os primeiros habitantes da ilha. Na origem histórica da palavra, Cotijuba (em tupi) significa "trilha dourada", uma alusão às várias falésias que expõem a argila amarelada que compõe o solo.

Em 1933, quando a criminalidade infanto-juvenil em Belém atingiu índices alarmantes por conta da estagnação econômica regional, foi inaugurado na ilha, o Educandário Nogueira de Faria, construído para abrigar menores infratores. Em 1968, foi construída uma penitenciária na ilha e, por algum tempo, educandário e presídio coexistiram. Porém, logo o educandário foi extinto e a ilha se transformou em ilha-presídio, recolhendo condenados e presos políticos, adultos e menores, com um sistema penal violento e arbitrário, que perdurou até meados de 1977, quando houve a desativação total da Colônia Penal de Cotijuba.

Em Cotijuba, a temperatura média anual é de 26°C e a umidade relativa do ar é superior a 80%. Apresenta o clima quente-úmido, com chuvas abundantes e frequentes no período de janeiro a abril (inverno regional). E, de julho a novembro é verão na Amazônia: as águas das praias ficam esverdeadas e as chuvas escassas. 

Os moradores da Ilha de Cotijuba vivem, basicamente, da pesca, da agricultura de subsistência e do turismo.

Veja fotos da ilha:

Vista lateral da Praia do Farol.
Vista frontal da Pousada Triângulo, Praia do Farol.
Praia do Farol.
Igreja Matriz de Cotijuba.
O transporte principal de passageiros na Ilha é realizado por charretes movidas por tração animal e bondinhos movidos por tratores agrários. 
O Búfalo do Marajó também está presente na Ilha de Cotijuba.
A pesca do peixe Dourada da Amazônia é outro grande atrativo da região.

Sobre o Paulo Barsano:

Paulo Roberto Barsano, natural de Juara - Mato Grosso, é professor e escritor. Sonhador desde menino e audacioso por natureza, atualmente Barsano é autor da Saraiva com mais de 30 livros publicados junto ao mercado, com obras adotadas nas principais instituições de ensino distribuídas pelo país.

Fontes:




Nenhum comentário:

Postar um comentário