Páginas

domingo, 9 de dezembro de 2012

De menino pobre a escritor brilhante.


Paulo Roberto Barsano, conhecido como Prof. Paulo Barsano, natural de Juara – MT, apesar de ter uma infância sofrida, e castigada pelas dificuldades financeiras que o cercava, já desde criança sempre demonstrou real interesse pelas palavras, escrevendo pequenos trechos, versos e breves contos românticos numa velha máquina de escrever que achara abandonada nos confins do norte mato-grossense. 

Marcado por uma história de sucesso repleta oportunidades, renúncias e conquistas, aos sete anos Pitico, como era conhecido na infância, mudou com sua família para São Paulo em busca de novas oportunidades. 



Homem simples de muita fé em Deus, e autodidata de carteirinha sempre buscou conhecimento em bibliotecas públicas, lendo obras de diversos temas e para todos os públicos, principalmente na biblioteca Paulo Setúbal, vila formosa (zona leste de São Paulo), ficando até conhecido pelos funcionários daquele lugar, por tanta vontade que tinha na leitura de livros de diversos assuntos, e para todos os públicos; algo diferente para sua idade.


Mas, devido à terrível onda de desemprego que assolava o país naquela época, seus pais desempregados, três filhos para cuidar, e diversas dificuldades financeiras encontradas naquela região, não havia outra possibilidade a não ser trabalhar. Com isso, aos treze anos de idade, abandou a escola, começou a vender utensílios domésticos em casa, em casa, refrigerante e cerveja nos trens da região metropolitana de São Paulo, até um dia ser surpreendido pelos guardas de uma estação de trem, quando pulava o muro para economizar a passagem, onde além de dá-lo uma correção física e moral, também o tomou toda a sua mercadoria.

Frustrado com o ocorrido voltou a estudar e vender peixe e fruta num carrinho de mão para o sustento de sua família, até aos dezoito anos. Quando passava por uma banca de jornal avistara um concurso aberto para guarda municipal em Santana de Parnaíba, onde foi aprovado e assumiu seu primeiro cargo público, apaixonando-se então pelos estudos e por concursos públicos.

Por tanta garra e perseverança nos estudos, exerceu papel relevante numa das principais cidades do país, Barueri - SP, exercendo cargos no Poder Legislativo como Secretário Administrativo e na Secretaria de Educação como Professor de Informática, e de Matemática.

Também foi aprovado em primeiro lugar no concurso FIEB 01/2008, para o cargo de Professor de Segurança do Trabalho, onde é Titular até os dias de hoje.


Recentemente, em 27/11/2012, foi homenageado pela Câmara Municipal de Barueri, através da Moção 25/2012, Votos de Aplausos aos Professores da Rede Pública de Ensino de Barueri, de autoria do Vereador Prof. Agnério, pela sua relevante contribuição ao interesse público e a toda a sociedade barueriense. 

Em menos de um ano, Prof. Paulo Barsano é autor de uma série de livros Didáticos nas áreas: Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Ética e Cidadania Organizacional, Administração; e de sua primeira obra Segurança do Trabalho para Concurso Público.

E não para por aí, já planeja sua próxima obra intitulada "Qualidade de Vida - Guia Prático para uma Vida Melhor", e consolidar sua marca De Menino Pobre a Escritor Brilhante.

Fonte: Jornal Cidade de Barueri - N° 2067 - 08/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário